quarta-feira, 16 de maio de 2007

O rio e o salgueiro.



Mais um fim de tarde.Já tinha terminado outro dia de aulas,e como sempre nesta altura da primavera,as tardes já eram bem agradáveis.Para nao demorar mais tempo,evitei passar pelo centro de Alvega,meti-me logo ali pela quinta depois da ponte da ribeira.Era mais fácil e rápido para chegar ao Tejo.Tinha de ter cuidado,pois o dono não gostava que o pessoal passa-se por lá.Ficava furioso e punha-se a gritar.Tinha de apressar o passo,mais cinco minutos e chegava.Podia ter deixado a mochila em casa mas,como não estava cheia,nem pensei nisso.
No Tejo não estava ninguem,apenas via o tio Vitorino o homem que transportava as pessoas de uma margem para a outra para a estação.Caminhei em direção á fase final da ribeira onde se misturava com o Tejo,passei as canas e cheguei ao pé do meu velho amigo salgueiro.No verão gostava de nadar ali ou entao junto á casa dos tiros-aos-pratos.
Sentei-me no seu tronco ja marcado de tantos anos e olhei o Tejo.Estava calmo e silencioso,deixava-me ouvir o vento nas folhas das arvores.A brisa era agradavel,tranquila e suprava-me ao ouvido,o seu som.Ficava ali uma ou duas horas apenas,olhando e sentindo tudo á minha volta.A paz respondia-me á vida que tinha,ali desaparecia e entrava noutro mundo,o meu mundo.Fechado pela presença da paz e solidão.
Nunca estive ali com ninguem,era de todos mas esses momentos só meu corpo se fazia sentir naquele local.Ficava como novo e regressava a casa,diferente,mais seguro e confiante mas, um novo dia viria e tudo começaria....

1 comentário:

Anónimo disse...

Magnifico,ao ler estas linhas senti-me transportada ao tempo da minha juventude quando eu também vinha ao bordo do Tejo e também eu sonhava ao som do Tejo que mermurava aos meus ouvidos cançoes d'embalar do vento fresco e doce que me acariciava os cabelos.Quanta sensibilidade e compeensao pela natureza que te rodeia.Parabéns Mauro,tu és muito bonito no exterior e principalmente no interior acho que nao me engano quando digo que tu és muito parecido com o teu Pai.